A pandemia reafirmou importância do transporte rodoviário para o mundo, e particularmente para o Brasil.
Enquanto boa parte dos carros ficaram parados nas garagens, sobretudo nos primeiros meses da Covid-19, os caminhões continuaram rodando para garantir, ao menos, o abastecimento das necessidades básicas da população.
Isso fez com que, apesar da queda de 12,31% nas vendas de caminhões no país em 2020 – suave em relação aos 26,62% de recuo nas vendas de automóveis -, o mercado seguisse animado para os lançamentos de 2021, muitos deles trazendo novas – pero no mucho – tecnologias como o gás.
A chinesa Foton já testa o semi-leve TM 2.8 com gás. Em parceria com a Coopercarga e o Carrefour, o motor 1.5 de quatro cilindros a gasolina poderá rodar também com GNV. A Foton vai oferecer um kit gás que pesa cerca de 170 kg e tem dois cilindros com capacidade total de 30 m³ de gás. TM 2.8 poderá rodar até 280 km com GNV.
Embora ainda não tenha anunciado qual o modelo, a Iveco também deverá lançar um caminhão movido a GNV esse ano. Pode ser a versão NP (Natural Power) do pesado Hi-Way, que seria um forte rival do Scania a gás, apresentado no fim de 2019 e que nos primeiros dez meses de 2020 vendeu 50 unidades.
A Iveco também pode optar pelo semipesado Tector. A italiana de Sete Lagoas (MG) testa veículos movidos a gás no Brasil desde 2012, mas parece que dessa vez os caminhões vão mesmo para a estrada.
Fonte: Icarros
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