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Caminhão autônomo geralmente não pode viver sem um motorista


Caminhões autônomos têm sido um tópico de discussão há anos.





Nos últimos anos, muita coisa aconteceu no campo do transporte autônomo na Europa. Isso geralmente envolve testes em rotas fechadas ou trechos muito curtos em vias públicas. Por exemplo, anunciou recentemente que testará caminhões autônomos na Áustria a uma distância de aproximadamente 600 metros entre o centro de logística e o fabricante de motores BRP-Rotax em Gunskirchen.





 O produtor de leite usa caminhões autônomos da empresa sueca Einride para o transporte entre os locais de produção e os armazéns nas cidades suecas de Helsingborg. Em Gotemburgo, a empresa de balsas DFDS transporta mercadorias entre o terminal e um centro de logística com a Vera elétrica e autônoma da Volvo caminhões desde 2019.





Suécia





Não é por acaso que os dois últimos exemplos se situam na Suécia. O país parece estar surgindo cada vez mais como um país-guia na Europa quando se trata de caminhões autônomos. As distâncias que esses veículos percorrem estão ficando maiores. Por exemplo, a Scania obteve permissão do governo sueco para testar caminhões autônomos no tráfego rodoviário. O caminhão autônomo transportará mercadorias para a própria produção da Scania por uma distância de quase 300 quilômetros. 





A empresa mãe do fabricante do caminhão, a Traton, está colaborando no teste com a empresa especializada TuSimple, que vem testando caminhões autônomos no oeste dos Estados Unidos há vários anos. Este é um caminhão com tecnologia de nível 4 na escala SAE de 5 níveis para veículos autônomos, o que significa que os caminhões são conduzidos de forma autônoma, mas ainda estão sob a supervisão de um motorista por razões de segurança. 


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