Aplicação destina-se principalmente a configurações 6×4 e 8×4
O levantamento do eixo traseiro leva cerca de 25 segundos e o pneu é então suspenso 70 mm acima da superfície da estrada.
“Esse é um recurso altamente desejável para os clientes em certas aplicações”, disse Eriksson, gerente de produto da Scania caminhões. “Quando vazio, a diferença no consumo de combustível pode ser de até 6%, dependendo da operação. Isso é significativo, especialmente quando consideramos uma rota de retorno de 150 a 200 quilômetros, como costuma ser o caso dos caminhões de madeira na Suécia. Além disso, você obtém menos desgaste dos pneus e maior capacidade de manobra ”.
O eixo que eleva e desengata (LDTA) requer suspensão a ar e aumenta o peso vazio dos caminhões em 60 kg. A maior parte da economia de combustível pode ser atribuída ao atrito reduzido na segunda transmissão do eixo (desacoplado) e apenas cerca de 10 por cento da economia vem da redução da resistência ao rolamento. Três opções de peso - 19, 21 e 26 toneladas - estão disponíveis e os limites de carga ao içar o segundo eixo são 9,5, 10,5 e 13 toneladas, respectivamente.
A opção LDTA atualmente não pode ser combinada com eixos de redução de cubo ou configurações de tridem. O motorista levanta o eixo simplesmente girando um botão. Um aviso pop-up aparecerá no painel de instrumentos se o caminhão detectar uma condição de sobrecarga e, nesse caso, não levantará o eixo. O levantamento pode ser acionado em qualquer velocidade. O próprio desacoplamento ocorre por meio de um acoplamento de garra.
0 Comentários