Contra a tendência: este fabricante de caminhões depende mais de baterias do que de células de combustível
É claro que transportes pesados só podem ser livres de emissões se a tração não custar muito para o resto da carga da quinta roda. É por isso que fabricantes como Daimler caminhões e Hyundai contam com tratores e caminhões com células de combustível e tanques de hidrogênio que pesam menos do que baterias grandes. A campanha publicitária é particularmente alta na Hyundai, já que nada menos que 1.600 caminhões com células de combustível rodando em breve apenas na Suíça. As primeiras cópias já foram entregues.
A fabricante sueca Scania, que pertence à divisão de caminhões VW Traton, também começou a desenvolver caminhões com células de combustível no início de 2020. Em cooperação com o atacadista norueguês Asko, quatro protótipos foram criados até agora e ainda estão sendo testados na cidade portuária norueguesa.
No eixo da célula
O anúncio, cerca de um ano atrás, marcou o início de uma limpeza abrangente das emissões de CO 2 e óxidos de nitrogênio. Era esperado o lançamento dos primeiros caminhões com célula de combustível da Scania, que em vez dos gases de escapamento do diesel emite apenas vapor d'água.
"O gás hidrogênio é uma opção interessante para o transporte comercial eletrificado e os testes iniciais mostram que a tecnologia também funciona bem em climas mais frios", disse Karin Radström, então chefe de vendas e marketing da Scania. "Continuaremos monitorando de perto o desempenho desses caminhões."
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